quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como elaborar um relatório?


1.Título: escreve-se em maiúsculas no início da primeira página. Deve ser curto e preciso.

2.Autor(es): por baixo do título escreve-se o nome do(s) autor(es), respetivo(s) número(s) e turma, assim como a escola a que pertence(m);

3.Introdução: divide-se em duas partes principais:

um enquadramento teórico, em que se abordam alguns conceitos relacionados com o trabalho prático realizado;

o(s) objetivo(s) que se pretendia(m) atingir com a realização do trabalho.

4.Procedimento experimental: inclui dois aspetos importantes:

o material, onde se deve incluir uma lista dos materiais e equipamentos utilizados;

os métodos, onde se inclui a descrição da(s) experiência(s) realizada(s). O tempo verbal utilizado deve ser no passado, impessoal. Ex.: fez-se, mediu-se, adicionou-se, etc.

5.Resultados e discussão: as observações e resultados experimentais são registados nesta secção com clareza, sob a forma de esquemas, quadros, gráficos, tabelas, etc. e, logo de seguida, são analisados e interpretados.

6.Conclusão: esta secção constitui uma síntese dos aspetos mais importantes da investigação, devendo ficar claro, de uma forma justificada, se os objetivos foram concretizados ou não.

7.Bibliografia: esta secção consiste na enumeração da lista de todo o material consultado. Nos relatórios de aula será constituída, basicamente, pela indicação do manual escolar, de acordo com as normas bibliográficas.

Sem comentários:

Enviar um comentário