SECÇÕES DE UM TRABALHO DE PESQUISA:
1. Capa:
Nesta devem constar os elementos seguintes: título do trabalho; identificação do aluno (nome completo, ano, turma e número) e uma imagem relacionada com o tema do trabalho.
2. Índice:
No índice aparece a indicação correta das páginas, onde surgem os capítulos e os sub-capítulos.
3. Introdução:
Deve abrir uma página nova e serve para mostrar, de forma breve e clara, o interesse do tema e o modo de o desenvolver. Contém, obrigatoriamente, o nome do tema em estudo.
(NOTA: Nunca se deve escrever coisas do género "vamos fazer este trabalho porque o(a) Professor(a) de … nos pediu").
4. Desenvolvimento/corpo do trabalho:
No desenvolvimento ou "corpo do trabalho" explica-se o tema ponto por ponto, dividindo-o em sub-temas, se necessário. O corpo constitui a parte mais extensa do trabalho e deve conter o desenvolvimento da ideia ou ideias a que nos referimos na introdução. Esta parte deve ser elaborada após a pesquisa e depois das ideias estarem organizadas.
5. Conclusão:
A conclusão é o "ponto final" do trabalho. Serve para resumir o que se disse e destacar pormenores importantes. Nesta fase, também podemos emitir a nossa opinião pessoal sobre o assunto estudado.
(NOTA: emitir a opinião não é dizer que "gostámos muito de fazer este trabalho e aprendemos muito", mas sim uma opinião em termos científicos).
6. Bibliografia:
Esta secção consiste na enumeração da lista de todo o material consultado.
NORMAS DE ELABORAÇÃO DE UMA BIBLIOGRAFIA:
No final do trabalho deve apresentar-se, sempre, uma lista bibliográfica. Esta lista, feita por ordem alfabética, deve conter todas as obras consultadas, onde se recolheram as informações. Estas obras podem ser documentos escritos (livros, revistas, jornais, dossiês temáticos, etc.), ou documentos não escritos (CD-Rom, vídeos, Internet, etc). Há várias hipóteses de apresentação da bibliografia. O fundamental é haver uma uniformidade na apresentação da bibliografia.
A. DOCUMENTOS ESCRITOS:
Exemplo: ROSE, S. (1981). A química da vida. Lisboa: Editora Ulisseia, 3ª edição.
B. Documentos não escritos:
Exemplo: BBC (2000). Natureza Selvagem. (DVD). Lisboa: Editorial Planeta.
C. Fonte Web (Internet):
Exemplo: http://www.ibmc.up.pt.
COMO ELABORAR UMA APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT – SUGESTÕES:
1. Faz os diapositivos após escrever o resumo da apresentação; 2. Inclui um título, a maiúsculas, em cada diapositivo;
3. Usa letras minúsculas, excepto o título;
4. Não uses um tamanho de letra demasiado pequeno (no mínimo, 16);
5. Apresenta apenas tópicos e não frases completas;
6. Utiliza imagens e diagramas;
7. Não preenchas demasiado um diapositivo.
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